DIGITAL INFLUENCERS: quem são eles?

Quantos likes? Compartilhamentos? Qual é a sua audiência?

Essas questões estão sempre presentes no universo de Web Influencers e também entre as empresas, de todos os portes, que ativam de forma inteligente seus perfis nas Redes Sociais.

Os Web Influencers nasceram sob a ótica do Marketing de Influência, um dos conceitos de business strategy mais difundidos da contemporaneidade. Estão divididos em categorias criadas a partir do número de seguidores:

  • Micro-influencers – de 1k a 10k seguidores
  • Meso-influencers – de 10k a 100k seguidores
  • Macro-influencers – de 100k a 1M seguidores

A partir de 1M seguidores é um Mega-influencer!!

Mas ATENÇÃO: para reconhecer um Digital Influencer verdadeiro é necessário avaliar muito mais do que seus seguidores! A visão estratégica sobre o universo com o qual ele se relaciona é ponto-chave nessa questão, pois existem influenciadores regionais, globais e os segmentados em mercados distintos.

Atualmente, ter um produto ou serviço divulgado no canal de um formador de opinião do meio online é mais importante do que fazer publicidade direta, em termos de retorno em vendas, lucro financeiro, custo x benefício e visibilidade. Isso porque as estatísticas dizem:

  • 90% dos consumidores confiam em recomendações de Digital Influencers
  • 73% das pessoas consultam blogs ou Redes Sociais antes de comprar um produto ou serviço
  • 56% é o possível percentual de aumento de tráfego em um website por meio do trabalho com formadores de opinião digitais
  • Isto é, ou a sua empresa se relaciona de forma assertiva com esse público ou é muito possível que outros players de mercado, que fazem esse trabalho, ganhem destaque bem mais significativo e daí…a visibilidade de sua marca ficará profundamente abalada.

Existem muitas formas de se relacionar com esses ícones digitais. É possível conquistar resultados efetivos por meio de ações direcionadas, diálogos assertivos, envio de press kits relevantes, plataformas de gameficação realmente eficientes, entre outros meios que devem ser acionados de forma estratégica, sempre em consonância com o público-alvo a ser atingido.